Marcadores

terça-feira, 10 de maio de 2011

Noroeste - O mais novo setor de Brasília

O Setor Noroeste é um novo setor de Brasília. Localizado entre a Asa Norte e a Estrada Parque Indústria e Abastecimento (EPIA, ou BR-450). Deverá contar com a área de lazer do Parque Burle Marx. Por ser novo e contar com localização privilegiada, o bairro deverá se tornar uma das áreas mais nobres de Brasília.

O presidente da Ademi-DF, Adalberto Valadão, adiantou ao Correio que o Noroeste terá um padrão parecido ao do Sudoeste. Os edifícios respeitarão o limite de seis pavimentos erguidos sobre pilotis. A concepção do novo setor, porém, se parecerá mais com a do Plano Piloto. Ao contrário do Sudoeste, onde existe uma longa avenida comercial, o Noroeste contará com um comércio local a cada duas quadras residenciais — desenho inspirado nas asas Sul e Norte.

Valadão disse ainda que o projeto habitacional priorizará o moderno e o ecologicamente correto. Por isso acabará voltado para a classe A. “Há uma expectativa muito grande com a última área tombada disponível. Por isso, a valorização será alta. Os apartamentos deverão ser para as classes média alta e alta. Não haverá nem mesmo área econômica, como existe no Sudoeste”, explicou. Outra diferença em relação ao Sudoeste será a integração com o verde. O bairro estará, por exemplo, ligado aos parques que o cercam. 
A harmonia entre o homem e a natureza surgiu como uma das principais preocupações das autoridades na divulgação do Estudo de Impacto Ambiental (EIA/Rima), emitido em conjunto pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Secretaria de Meio Ambiente do DF (Semarh). Já se sabe que o bairro também terá projetos para redução de custos de energia elétrica, reaproveitamento de água da chuva e estímulo ao uso de energia solar. As calçadas, ciclovias e estacionamentos serão construídos com material permeável para facilitar a absorção da água pelo solo. 
Fonte: Guilherme Goulart - Do Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário